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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Em novo serviço da Serasa Experian e do Reclame Aqui, consumidor acessa informações sobre a empresa


Serviço, que custa R$ 29 a consulta, está disponível no site das duas empresas.
Foto: Stock Xchng
A partir de hoje, antes de contratar qualquer serviço ou comprar algo, o consumidor pode utilizar uma nova ferramenta para se proteger: um serviço desenvolvido pela Serasa Experian e pelo Reclame Aqui que fornece informações sobre a ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, telefone, participação societária, faturamento, falências e a existência legal da empresa consultada. Cada consulta custa R$ 29.
Apesar de ser um serviço pago, para valores maiores a consulta pode ajudar o consumidor a ter um respaldo para tomar uma decisão de compra consciente. As empresas citam o caso de Tânia Ribeiro, que pagou à vista, antecipadamente e seduzida por um desconto, cerca de R$ 5 mil para uma empresa especializada em organizar pacotes voltados a formandos. A viagem para Cancun não ocorreu e Tânia só ficou sabendo da situação no check-in do aeroporto. A empresa fechou as portas em julho de 2012. “Confiei na marca e na reputação da empresa no mercado”, disse a consumidora.
Segundo uma pesquisa do site Reclame Aqui 81% das reclamações registradas seriam evitadas se o consumidor verificasse a reputação da prestadora antes de contratar – e pagar – por produtos e serviços.
[O novo serviço] Vai permitir aos usuários complementarem suas pesquisas, verificando também a reputação financeira da empresa antes de fechar negócio. Da mesma forma que as companhias avaliam as informações cadastrais e as referências de seus compradores, estes ganham uma ferramenta confiável para saber quem é o prestador”, afirma o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.
O serviço
As consultas estão disponíveis nos sites da Serasa Experian e do Reclame AquiAcessando o site, o consumidor clica na opção do serviço, preenche um cadastro com suas informações e faz a aquisição da consulta como em um processo normal de compra online, através de senha gerada por ele. É necessário que ele saiba o CNPJ da empresa que quer consultar.
Uma pesquisa realizada com 5.312 usuários do Reclame Aqui nas regiões Sul e Sudeste, em janeiro, mostrou que 27,9% dos consumidores que já fizeram alguma reclamação no site não têm muito conhecimento sobre seus direitos ou obrigações das empresas. Outros 30,6% sentem muita insegurança na hora de realizar compras, seja em lojas físicas ou no ambiente digital.

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