Páginas

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cientistas rejuvenescem ratos idosos

Cientistas da Universidade da Califórnia dizem ter rejuvenescido ratos idosos após injetar nas células-tronco do sangue desses animais um "gene da longevidade", fortalecendo o potencial de regeneração celular. A pesquisa foi publicada na revista Cell Reports. O estudo abriria caminhos para tratamentos de doenças degenerativas relacionadas ao envelhecimento.
Os biólogos determinaram que uma proteína denominada Sirt3, de uma classe conhecida como sirtuínas, desempenha um papel importante ao ajudar células-tronco envelhecidas do sangue a lidar com o estresse. Quando os investigadores injetaram a Sirt3 nas células-tronco do sangue de ratos idosos, isso estimulou a formação de novas células de sangue, o que significa uma reversão da deterioração relacionada à idade.
"Já sabemos que as sirtuínas regulam o envelhecimento, mas o nosso estudo é o primeiro que demonstrou que elas podem reverter a degeneração vinculada ao envelhecimento", disse Danica Chen, professora de ciência e toxicologia da Universidade da Califórnia em Berkeley e líder da pesquisa.
Segundo ela, nas últimas duas décadas houve muitos avanços na compreensão científica do envelhecimento: em vez de um processo descontrolado, agora ele é considerado um desenvolvimento altamente regulado, ou seja, possível de ser manipulado.
"Estudos já mostraram que apenas uma única mutação genética pode levar a uma extensão do período de vida", disse. "A questão é se podemos entender o processo o suficiente para desenvolvermos uma 'fonte molecular da juventude'." / EFE
 O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário: