Páginas

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Uece abrigará indústria de painéis solares

A expectativa é que a indústria entre em operação já em julho deste ano. O maquinário e as células de silício serão importados e a produção será destinada ao mercado interno. A empresa será 100% nacional
Uma indústria voltada à fabricação de painéis solares fotovoltaicos, uma parceria entre a Ener Comércio e Serviços de Energias Renováveis Ltda. e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), será implantada no Ceará neste ano, com previsão de início das operações em julho. Em 2015, quando a indústria – que ainda não tem nome definido - for totalmente automatizada, representará investimentos da ordem de R$ 10 milhões.

Inicialmente, os investimentos serão de R$ 2,5 milhões. A empresa será implantada na Incubadora de Empresas da Uece (IncubaUece) e será uma parceria público-privada. “A princípio, a fabricação dos painéis será manual, com capacidade de geração de 1 megawatt/ano”, afirma Juan Rapetti, diretor da Ener.
A expectativa, segundo Rapetti, é que em março a formatação da indústria esteja concluída e que ela entre em operação já em julho deste ano. O maquinário e as células de silício serão importados. “Será uma empresa 100% nacional, incluindo os investimentos. Um sócio brasileiro (a cearense Jamtel Telecomunicações e Serviços Ltda) - irá financiar 30%, a Ener entrará com os outros 30% (transferência de tecnologia e equipamentos). O restante será financiamento do Banco do Nordeste (BNB), onde a Uece, a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e o Iepro (Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará) entram como sócios industriais com 25%, 5% e 10%, respectivamente”.
Região metropolitana
Quando deixar de ser uma empresa incubada, a indústria de painéis solares irá se instalar num município da região metropolitana de Fortaleza. A previsão é que seja em São Gonçalo do Amarante, mas estão avaliando as propostas.

“A indústria fornecerá painéis para o mercado nacional e a Ener, empresa especializada em estudos e projetos de energia solar, irá comprar dessa indústria. Com a fabricação local, a previsão é a de os painéis tenham uma redução de custo da ordem de 20%”, admite Juan Rapetti.
 O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

A Ener Comércio e Serviços de Energias Renováveis Ltda. está a frente da instalação de uma indústria de painéis solares fotovoltaicos em parceria com empresas privadas e públicas do Ceará. A produção inicial será de 1 MW
redação o povo online 

Nenhum comentário: